quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Biografia



Alanis Morissette

Alanis Nadine Morissette (Ottawa, 1 de junho de 1974) é uma cantora, compositora, atriz e produtora canadense. Já ganhou treze Junos Awards e sete Grammys, e desde 1991 já vendeu cerca de 72 milhões de cópias em todo mundo. Alanis começou sua carreira como cantora ainda adolescente no Canadá gravando dois discos do gênero dance-pop, Alanis and Now Is the Time, pela MCA Records. Seu primeiro álbum internacional foi Jagged Little Pill, lançado em 1995, que permenece como o álbum de estréia mais vendido por uma cantora, vendendo mais de 30 milhões de cópias mudialmente. Alanis é considerada a cantora de rock que mais vendeu discos na história da música. Seu álbum seguinte foi, Supposed Former Infatuation Junkie, que foi lançado em 1998 e também fez sucesso. Em 1999, Alanis gravou pela MTV um álbum acústico que se chamou Alanis MTV Unplugged,o qual contém músicas de seus dois álbuns antecessores. Alanis também trabalhou como produtora de seus próximos discos, que são Under Rug Swept, Feast on Scraps, So-Called Chaos. Seu último lançamento foi Flavors of Entanglement no ano de 2008.

Carreira Musical

--> 1990-1992: Alanis (1991)/ Now Is The Time (1992)

A MCA Records lançou seu primeiro álbum, Alanis, apenas no Canadá em 1991, e Alanis escreveu as músicas do disco juntamente com seu produtor na época, Leslie Howe. Este disco no estilo dance-pop ganhou um disco de platina. Durante o mesmo período, ela fazia a abertura de shows para o rapper Vanilla Ice. Alanis foi nomeada a dois Junos Awards: Cantora mais promissora do ano, o qual ela ganhou, e Single do Ano e Melhor Clipe de Dança.

Em 1992, foi lançado seu segundo álbum, Now Is the Time, um disco de baladas com menos batidas pop e com letras mais trabalhadas. Como em seu primeiro disco, Now Is the Time foi lançado apenas no Canadá. Vendeu um pouco menos que o primeiro disco e foi um fracasso comercial. Seu contrato de dois discos com a MCA foi finalizado, Alanis Morissette ficou sem um contrato com qualquer gravadora.

--> 1993-1996: Jagged Little Pill (1995)
Após ter terminado o colegial em 1993, Alanis se mudou para Los Angeles, Califórnia, nos Estados Unidos em fevereiro de 1994 em busca de renovação no seu trabalho e procurando alguém com quem pudesse colaborar musicalmente. Foi quando no mesmo mês, Alanis conheceu Glen Ballard, o futuro produtor de seu primeiro disco de grande sucesso. Alanis já tinha tido vários encontros arranjados com compositores antes de conhecer Glen Ballard em seu estúdio. Até então, nenhum destes encontros arranjados com compositores tinha feito surgir algum trabalho ou alguma música em colaboração. Mas no mesmo dia em que Alanis conheceu Glen Ballard, ambos compuseram uma música que se chamou The Bottom Line, a qual fez os dois perceberem que poderiam compor boas músicas juntos. Foi um encontro que se seguiu de muitos outros, nos quais as músicas do disco Jagged Little Pill foram compostas e co-escritas por Alanis e Glen Ballard.

Após ter algumas músicas em mãos, como "You Oughta Know", "Perfect" e "Ironic", Glen e Alanis apresentaram versões demo das músicas para algumas gravadoras, mas ficaram frustrados pela alta rejeição inicial que o trabalho sofreu. Foi quando Guy Oseary, que trabalhava na Maverick Records soube de Alanis e mandou chamá-la aos estúdios para apresentar algumas músicas. Após colocar a música Perfect para tocar, após 15 segundos, Guy Oseary sabia que teria que trabalhar com Alanis. Na saída do estúdio Alanis assinou o contrato com a Maverick Records.

Cada música de Jagged Little Pill foi escrita em cerca de trinta minutos e, em menos de um dia, Alanis já estaria cantando a música. Foi um processo em que se queria captar o sentimento e a qualidade do momento num menor espaço de tempo. Não se pensava na melodia mais de duas vezes. A primeira melodia que encaixasse bem na letra seria a melodia final da música. Não havia nada planejado ou premeditado nas gravações dessas músicas. As letras de Jagged Little Pill são autobiográficas e são expressão do que Alanis queria expressar na época. Jagged Little Pill foi lançado internacionalmente no dia 13 de Junho de 1995.

No início de Junho de 1995 Alanis iniciou sua primeira turnê, The Club Tour, onde Alanis juntamente com seus colegas de banda e com o gerente da turnê, David Ellison, viajaram em uma van pelos Estados Unidos fazendo shows. A turnê durou cerca de um ano e meio, sendo que nos três primeiros meses os shows eram realizados em pequenos clubes e pubs com capacidade, em média, para 200 pessoas. De um dia para outro, Alanis estava cantando em grandes estádios e suas músicas sendo escutadas em todo o mundo. O sucesso aconteceu muito rápido. Em questões técnicas, Alanis não utilizava fones de ouvido para retorno do vocal em boa parte da sua turnê, o que não a deixava escutar sua própria voz e a fazia gritar ao invés de cantar. De clubes com espaço para 200 pessoas para estádios com capacidade para mais de 200.000 pessoas, Alanis e alguns de seus companheiros de turnê ficaram assustados com o tremendo sucesso de suas músicas. Os produtores exigiram palcos maiores, mais luzes, mais caixas de som e mais espaço para as apresentações. Um tremendo sucesso, praticamente todas as faixas viraram hit: "You Oughta Know", "Ironic", "You Learn", "Head Over Feet". Recebeu seis indicações para o Grammy e na noite da premição Alanis desbancou Mariah Carey, até então a grande favorita. Também ganhou três Video Music Awards na MTV, chegando à impressionante marca de mais de 30 milhões de cópias vendidas. Jagged Little Pill é um disco de músicas agressivas e pesadas, onde a cantora opta por vocais fortes, guitarras, baixo, bateria e letras autoanalíticas, nas quais Alanis Morissette questiona a si mesma e o universo do qual emergia em 1995.

--> 1997-1998: Supposed Former Infatuation Junkie (1998)
Após uma extensa e badalada turnê, Alanis passou os próximos seis meses editando vídeos de sua última turnê, que acabaram resultando no DVD Jagged Little Pill, Live, uma coletânea de seus shows da primeira turnê. Após ser lançado o documentário, Alanis gravou a trilha sonora do filme Cidade dos Anjos/City of Angels com a música "Uninvited", o que fez com que Alanis compusesse fora da pressão que seria lançar um novo álbum.

No ano de 1997 Alanis viajou para a Índia com sua mãe, suas tias e alguns amigos com um propósito em mente; "estar em um lugar onde não pudesse ser reconhecida". Após o grande sucesso de Jagged Little Pill, Alanis ficou assutada com o mundo do showbusiness e com a falta de privacidade que a fama trouxe. Sua viagem à Índia fez com que repensasse sua carreira. Alanis voltou aos Estados Unidos em dúvida sobre se seguiria com um novo álbum, por um lado pela vulnerabilidade que seria ser uma cantora famosa e pela expectativa criada sobre seu próximo álbum.

Mesmo diante da expectativa e da pressão que seguiria, Alanis compôs músicas distintivamente diferentes de Jagged Little Pill. Com letras em forma de prosa como "I was hoping" e "The Couch", e músicas com melodias mais simples como "Heart of the House" e "Your Congratulations", sendo que duas músicas deste álbum foram indicadas ao Grammy, Thank U e So Pure (ao vivo em Woodstock 99). Segundo informações, So pure foi a 1º canção ao vivo a ser indicada ao Grammy de melhor performance vocal feminina. Supposed Former Infatuation Junkie possui desessete faixas e foi lançado internacionalmente no dia 3 de Novembro de 1998, conseguindo vender 1 milhão de cópias no mundo no seu 1º dia de estreia.

--> 1999-2000: Alanis MTV Unplugged(1999)
Em 1999 gravou Alanis MTV Unplugged, um especial da MTV no consagrado formato acústico. Com esse lançamento, a cantora entrou novamente na lista dos mais vendidos em todo mundo. Fez um cover do clássico "King of Pain", do The Police, a faixa "Uninvited", gravada originalmente na trilha do filme Cidade dos Anjos, além de novas versões dos maiores hits da sua carreira, fizeram de Alanis Morissette uma das mais bem sucedidas cantoras de todos os tempos. Nesse álbum, Alanis opta por uma gama de sons mais complexa com percussão e cordas, e sucessos seus antes pesados ganham andamentos mais lentos, arranjos delicados ao violão e vocais mais trabalhados.

--> 2001-2002: Under Rug Swept (2002)
Em 2002 lançou ainda o CD Under Rug Swept, com composições mais maduras que lembrava a temática feminista do seu primeiro álbum. Este disco foi o primeiro no qual Alanis participou da produção com suas próprias mãos. O disco lançou hits como "Hands Clean" e "Precious Illusions", e ainda contém a música "Utopia", lançada de graça pela Internet em homenagem aos eventos dos ataques de 11 de Setembro de 2001.

Optando por guitarras distorcidas e por batidas mais grunges, Under Rug Swept foi lançado no dia 26 de Fevereiro de 2002 com onze músicas. As vendas deste álbum não chegaram perto do que foram seus álbuns antecessores, mas tanto tecnicamente quanto artisticamente, Alanis ficava mais madura em seu trabalho e em suas performances

--> 2002-2003: Feast On Scraps (2002)
Depois de Under Rug Swept ser lançado, muitas músicas já prontas sobraram e foram lançadas juntamente com um DVD de um show em Rotterdam, na Holanda. Feast On Scraps foi lançado no dia 10 de Dezembro de 2002 contendo nove músicas. Este é um álbum bem peculiar dentro do padrão musical da cantora, em que são utilizadas muitas guitarras distorcidas, sobreposição do vocal e tempos mais rápidos. As letras deste disco falam muito do sentimento que a pressão da mídia, a aparência pública e o grande sucesso a fez sentir desde que iniciou sua carreira.

--> 2004: So-Called Chaos (2004)
Em Maio de 2004, Alanis lança o álbum So-Called Chaos, produzido pela própria, juntamente com Tim Thorney e John Shanks. Ela se afirma, num álbum autoral e confessional, compondo músicas que sintetizam seus esforços passados e sua maturidade. A maior parte das gravações foi realizada em Santa Mônica, na Califórnia, com performances executadas pela sua banda de turnê, os guitarristas David Levita e Jason Orme, baixista Eric Avery, tecladista Zac Rae, baterista Blair Sinta. O disco é um conjunto de canções mais adultas e instigantes de Alanis; composições que, mais do que nunca, exploram as dualidades emocionais da vida. "Eu realmente tendo a explorar ambos os lados de um assunto, em algumas canções aqui", confessa. "Cada lado me interessa tanto como pessoa, quanto como autora. Ambos os casos podem ser verdade, é claro".

--> 2005: Jagged Little Pill Acoustic (2005)
No dia 13 de junho de 2005 seu CD de maior sucesso, Jagged Little Pill, completou 10 anos de lançamento, e Alanis aproveita a data comemorativa para gravar Jagged Little Pill Acoustic, disco que reúne 12 versões acústicas e reflexivas do álbum mais famoso da trajetória musical da cantora. Optando por instrumentos orgânicos e um arranjo bem mais elegante que na versão original, Jagged Little Pill Acoustic explora a evolução das músicas de Jagged Little Pill ao longo dos seus dez anos de existência. Glen Ballard voltou a colaborar com Alanis neste álbum.

Na mesma época, Alanis gravou um documentário de comemoração dos dez anos de Jagged Little Pill. O documentário se chama "Diamond Wink Tour: Honoring Ten Years of Jagged Little Pill. No documentário Alanis fala sobre sua trajetória desde os momentos que precederam o lançamento de Jagged Little Pill até o ano de 2005, quando decidiu regravar as músicas que fizera dez anos atrás.

--> 2006: Alanis Morissette: The Collection (2005)
No dia 15 de novembro de 2005 Alanis Morissette faz um compilação dos grandes sucessos de sua carreira com a coletânea The Collection, que inclui dentre as canções gravadas anteriormente a cover de "Crazy", do cantor Seal e Let's Do It (Let's Fall In Love) gravada originalmente para a trilha do filme De-Lovely. O disco também chegou às lojas em uma edição especial contendo um DVD com um documentário sobre a cantora.

Ainda em 2005, Alanis compõe a canção "Wunderkind" para a trilha sonora do filme As Crónicas de Nárnia, que lhe rendeu uma indicação para o Globo de Ouro.

--> 2007-2008: Flavors of Entanglement (2008)
Depois de ter lançado Jagged Little Pill Acoustic, Alanis não mais apareceu na mídia formalmente por cerca de dois anos. Em 2007, a cantora mostrou sinais de que estava voltando à mídia mundial com um show no Hotel Café em Hollywood cantando uma versão bem particular de "Guerilla Radio" e cantou em público pela primeira vez "Not as We", música presente em seu último disco.

Durante o ano de 2007, Alanis juntou vários cadernos de anotações para escrever seu novo álbum Flavors of Entanglement, que foi lançado no dia 30 de Maio de 2008. O disco, que tem 11 faixas, foi produzido juntamente com Guy Sigsworth. Optando por arranjos largamente diferentes de seu estilo musical, Alanis experimenta mixagens eletrônicas e letras mais otimistas.

Alanis voltou à cena junto com a banda MatchBox 20 e com a banda Mute Math, para então, depois de dois meses abrir sua própria turnê Flavors of Entanglement Tour que se iniciou na Europa na primeira metade de 2008, foi para a América do Norte no mês de Setembro de 2008 e, no início de 2009, chegou à onze cidades brasileiras e alguns países da América Latina.

Flavors of Entanglement ganhou Juno de Melhor Álbum Pop do Ano de 2009.

Segundo informações, em Junho de 2009 Alanis confirmou o fim do contrato com a gravadora Maverick Records, com a qual vinha lançando seus CD's desde 1995.

Carreira como atriz


--> You Can't Do That On Television (1986)
Em 1986, Alanis fez seu primeiro papel como atriz: dezoito episódios de um programa de televisão infantil chamado You Can't Do That on Television, no ar pelo canal Nickelodeon. Ela apareceu no palco com a Orpheus Musical Theatre Society em 1985 e 1988.

--> Just One of the Girls (1993)
Em 1993, ela apareceu no filme Just One of the Girls como Corey Haim, a qual ela descreveu como "horrível".

--> Dogma (1999)
Em 1999, Alanis atuou novamente, pela primeira vez desde 1993, interpretando Deus no filme de Kevin Smith, Dogma, e ainda contribuiu com a trilha sonora do filme com a música Still. Ela teve que recusar o papel feminino principal, e na época em que sua agenda permitiu que gravasse, seu papel não envolveu muito diálogo e rendeu uma pequena aparição no final do filme. No mesmo ano ela também apareceu na comédia da HBO Sex and the City e Curb Your Enthusiasm, e participou da peça Monólogos da Vagina.

--> The Exonerated (2003)
No final de 2003, Alanis apareceu na peça The Exonerated como Sunny Jacobs. Em abril de 2006, a MTV anunciou que Alanis faria a reprise da peça em Londres de 23 a 28 de Maio.

--> De-Lovely (2004)
Em Julho de 2004 ela atuou no filme autobiográfico de Cole Porter, De-Lovely, no qual ela cantou a música "Let's Do It (Let's Fall in Love)" e teve um breve papel como dançarina.

--> Lifetime's Lovespring International (2006)
Em 2006, ela foi convidada para um episódio de Lifetime's Lovespring International como uma mendiga chamada Lucinda. E também foi convidada a participar de três episódios de FX's Nip/Tuck, fazendo a papel de uma homossexual chamda Poppy.

No site oficial de Alanis, foi anunciado que ela estará numa adaptação da novela de Philip K. Dick's, Radio Free Albemuth. Alanis interpreta Sylvia, uma mulher que se recuperou de um linfoma.

--> Weeds (2009)
Em Maio de 2009, Alanis entrou para o elenco de pelo menos sete episódios do seriado Weeds, interpretando a Drª. Audra Kitson, uma obstetra que trata a personagem principal Nancy Botwin.

Recentemente foi divulgado o trailer do filme "indie" "My mother´s red hat" (O chapéu vermelho de minha mãe), onde Alanis atua junto a Alicia Silverstone.

Turnês
1991: Vanilla Ice Tour (abertura dos shows)
1995: Jagged Little Pill/Intellectual Intercourse Tour
1996: Can't Not Tour
1998: Club Tour
1999: Junkie Tour
1999: 5 ½ Weeks Tour (com Tori Amos)
2000: One Tour
2001: Under Rug Swept Tour
2002: Toward Our Union Mended Tour
2003: All I Really Want/Feast on Scraps Tour
2004: So-Called Chaos/Au Naturale Tour
2005: Diamond Wink Tour
2008: Exile in America (com Matchbox Twenty and Mute Math)
2008: Flavors of Entanglement European Tour
2008: Flavors of Entanglement North American Tour
2009: Flavors of Entanglement South American Tour

Voz
A voz de Alanis Morissette é considerada Mezzosoprano leggero e tem uma extensão vocal de 4,2 oitavas, indo do mais grave Dó3 ao Sí5 nas notas mais agudas confortavelmente. Alanis surpreendeu após usar o grande potêncial da sua voz no seu novo disco, Flavors of Entanglement, no qual ela alcançou a nota mais baixa e uma das mais altas de toda sua carreira.

--> Notas mais graves
*Versions Of Violence (estúdio) - (Dó3).
*In Praise With a Vunerable Man (estúdio) - (Ré#3).
*You Oughta Know(Mi3),
*Narcisus(Mi3),
*Citizen Of The Planet(Fá3),
*Can't Not (ao vivo) - (Lá#3) - Yahoo Music Awards, 1999.

--> Notas mais agúdas em voz de peito
*Forgiven (Fá5),
*All I Really Want (ao vivo) - (Sol#5) - na maioria das perfomances.
*Thank U (ao vivo) - (Lá5) - Alanis VH1 Storyteller, 1999.
*Perfect (ao vivo) - (Sí5) – na maioria das performances.
*That I Would Be Good (ao vivo) - (Sí5) - Alanis MTV Unplugged, 1999.

--> Notas mais agudas em voz de cabeça
*Not As We (ao vivo) - (Dó#5) - Carling Academy, Brixton, Londres, 2008.
*Your Congratulations (ao vivo) - (Ré5) - Intimate and Interactive, Toronto, Canadá, 1998.
*Tapes (ao vivo) - (Fá#5) - A&E Private Sessions, 2008.
*Forgiven (ao vivo) - (Fá#5) – Rock Im Park, 2001.
*Not The Doctor (ao vivo) - (Sol5) - Budokan Hall, Japão, 1999.
*Purgatoring III (ao vivo) - (Sol5) - Air Canada Center, Toronto, Canadá, 2002.
*Mary Jane (ao vivo) - (Lá5) - Jagged Little Pill Live, 1996.

--> Notas mais longas
*Mary Jane - (Lá5) - 20 segundos em voz de peito - Jagged Little Pill Live, 1996.
*Happineness Is A Warm Gun - 16 segundos - Live Cover, The Beatles, 1999.
*Limbo No More - 16 segundos - estudio, 2008.

Deve-se ter ciência de que nas listas acima, está considerando-se também as versões de estúdio. Para ser mais preciso, essas classificações só devem ser feitas com versões ao vivo, sem o processo de mixagem, que pode facilmente manipular a voz do cantor.

Álbuns e Vendagens
1991: - Alanis - 200 mil cópias
1992: - Now Is The Time - 100 mil cópias
1995: - Jagged Little Pill - 33 milhões de cópias
1998: - Supposed Former Infatuation Junkie - 18 milhões de cópias
1999: - MTV Unplugged - 6 milhões de cópias
2002: - Under Rug Swept - 8 milhões de cópias
2002: - Feast On Scraps - 700 mil cópias
2004: - So-Called Chaos - 3,1 milhões de cópias
2005: - Jagged Little Pill Acoustic - 1 milhão de cópias
2005: - The Collection - 1 milhão de cópias
2008: - Flavors of Entanglement - 900 mil cópias aproximadamente - Vendas em andamento.

Videografia

--> DVD's
1997: Jagged Little Pill Live
2002: Alanis Morissette: Live in the Navajo Nation
2002: Under Rug Swept DVD Audio
2002: Feast on Scraps CD/DVD Edition
2005: VH1 Storytellers: Alanis Morissette
2005: Jagged Little Pill CD/DVD Deluxe Edition:Diamond Wink Tour
2005: The Collection CD/DVD Edition

--> DVD's narrados

2005: Global Warming: The Signs and The Science
2006: The Great Warming


--> DVD's em que participa

1998: City Of Angels Especial Edition/Entrevista Com Alanis Morissette
1999: Charlie Rose with Alanis Morissette/Entrevista
2001: Amnesty International/Apresentação de 1999 em Paris,músicas:Baba,Hand In My Pocket e Thank'U
2002: Jay And Silent Bob Strike Back/O Império Do Besterol Contra-Ataca/Alanis só aparece depois dos créditos
2002: Come Together/Apresentação de 2002,música Dear Prudence,John Lennon Cover
2004: Saturday Night Live/Apresentação de 1995,música Hand In My pocket

--> Filmes
1993: Just One Of The Girls
1999: Dogma
2004: De-Lovely

--> TV e Teatro
You Can't Do That on Television, a própria (1986)
Just One of the Girls, a própria (1993)
Music Works, a própria (1994)
Malhação, a própria (1996) - canta Head Over Feet
The Vagina Monologues (1999)
Sex and the City, Dawn (episódio "Boy, Girl, Boy, Girl", 1999)
Class Dismissed, a própria (2001)
We're with the Band, a própria (2002) ("Hands Clean", "Baba", "You Oughta Know", "Thank U")
Curb Your Enthusiasm, a própria (episódio "The Terrorist Attack", 2002)
Celebridade, a própria (2003)
The Exonerated, Sunny Jacobs (2003)
De-Lovely, cantora (2004) ("Let's Do It, Let's Fall in Love")
American Dreams (episódio "What Dreams May Come", 2004) - canta Offer
Degrassi: The Next Generation, principal (episódio "Goin' down the Road: Part 1", 2005)
Fuck, a própria (2005)
Just Friends, a própria (deleted scene), (2005)
Lovespring International, Lucinda (2006)
Nip/Tuck, Poppy (2006)
Head-case, a própria (2007)
14 Women, a própria (2007)
Radio Free Albemuth, Sylvia (2008)
Rosie Live (2008)
Weeds (2009)

--> Músicas em Trilhas Sonoras

Fell Your Love - (Just One Of The Girls/Uma Garota Muito Especial) - 1993
Uninvited - (City Of Angels/Cidade Dos Anjos) - 1998
Still - (Dogma) - 1999
Excess - Feat. Tricky (13 Ghosts/13 Fantasmas) - 2001 (Backing Vocal)
Let's Do It (Let's Fall In Love) - (De-Lovely/Vida E Amores De Cole Porter) - 2004
Wunderkind - (The Chronicles Of Narnia/As Crônicas De Narnia) - 2005
You Oughta Know - (The Breakup) - 2006
Crazy - (The Devil Wears Prada/O Diabo Veste Prada) - 2006
Everithing - (Clerks 2/O Balconista 2) - 2006

Prêmios por vendagem
-- Alanis
- 1 platina no Canadá

-- Now Is The Time
- 1 platina no Canadá

-- Jagged Little Pill
- 1 diamante nos EUA; 2 diamantes no Canadá; 95 platinas ao redor do mundo; 1 ouro na Polônia. Este álbum ficou 10 semanas em 1º lugar no mundo; mais de 113 semanas na Billboard; 12 semanas não consecutivas em 1°lugar, sendo um dos três álbuns em toda a história da música a conseguir esta façanha; 69 semanas no top 10, 55 semanas no top 5 e 10 semanas em 1º lugar no Canadá.

-- Supposed Former Infatuation Junkie
- 22 platinas ao redor do mundo; 4 ouros no Brasil, na Belgica e na França. É o 2º álbum feminino de todos os tempos com a melhor estreia na Billboard, com mais de 470 mil cópias vendidas em uma semana.

-- MTV Unplugged
- 1 diamante no Brasil; 1 ouro nos EUA.

-- Under Rug Swept
- 4 platinas ao redor do mundo.

-- So-Called Chaos
- 1 ouro nos EUA.

Total de Discos de Diamante - 4 ao redor do mundo.
Total de Discos de Platina - 123 ao redor do mundo.
Total de Discos de Ouro - 7 até o momento.

Outros Prêmios
-- Grammy Awards - 14 indicações, vencedora de 7. Alanis é a única artista do mundo a ganhar o Grammy de álbum do ano, de melhor performance de rock feminina e de melhor artista revelação com apenas 21 anos de idade.

-- Junos Awards - 21 indicações, vencedora de 13.

-- MTV Video Music Awards
- 7 indicações, vencedora de 3.

-- Global Tolerance Awards
- Prêmio mundial concedido pela ONU. Alanis é a única artista no mundo e ser honrada com este prêmio.

-- American Music Awards
- 4 indicações, vencedora de 2.

-- Billboard Awards
- 3 estatuetas.

-- Brit Awards
- 1 estatueta.

-- Europa Music Awards
- 1 estatueta.

-- Encho Awards
- 1 estatueta.

-- Much Music Awards
- 3 estatuetas.

-- Glamour Women
- Em 2002,com este prêmio Alanis foi considerada a mulher do ano nos EUA.

-- Globo de Ouro - 2 indicações com as canções: Univinted e Wunderkind.
People's Choice Awards - 2 indicações: Crazy

Em 1996, quando Alanis recebeu o prêmio por Melhor Artista Revelação, em seu discurso ela disse: "De alguma forma, eu espero que premiações como estas sejam cada vez menos sobre competição e cada vez mais sobre o reconhecimento, a aceitação e a celebração de nossas diferenças artísticas. Espero que algum dia seja assim".

No documentário de comemoração dos dez anos de Jagged Little Pill, Diamond Wink, Alanis afirma ter guardado seus prêmios num depósito desde o momento em que os ganhou e diz ter aberto as caixas com as estatuetas apenas em 2005. Ela acredita ser violento e incomodativo receber as pessoas em sua casa e ver as estantes e paredes cheias de prêmios e estatuetas.

Lista de prêmios e nominações recebidas por Alanis.
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_awards_and_nominations_received_by_Alanis_Morissette

Alanis e o Brasil
Segundo informações Alanis adora o Brasil,em 2009 foi a sexta vez que a cantora esteve no mesmo. Com a turnê do seu último álbum Flavors of Entanglement. Foram 11 shows em 11 cidades diferentes com um público estimado em mais de 120 mil pessoas.
Dentre os países que consomem Alanis, o Brasil ocupa a 4º posição Ficando atrás dos Estados Unidos, Canadá e Ingleterra.

Vendagens dos cd's da Alanis comercializados no Brasil até hoje.

Jagged Little Pill
- mais 700 mil cópias.

Supposed Former Infatuation Junkie
- mais de 400 mil cópias.

MTV Unplugged
- mais de 1 milhão de cópias, detalhe, sempre que Alanis lança um novo álbum no pais o MTV Unplugged entra na lista dos 100 álbuns mais vendidos. É o cd mais bem sucedido da cantora no Brasil.

Under Rug Swept
- mais de 400 mil cópias.

Feast On Scraps
- mais de 50 mil cópias.

So-Called Chaos
- mais de 65 mil cópias.

Jagged Little Pill Acoustic
- mais de 45 mil cópias.

The Collection
- mais de 45 mil cópias.
Flavors of Entanglement - mais de 30 mil cópias.

Num total pode-se dizer que Alanis já vendeu mais 3 milhões de álbuns no Brasil.
A úlitma conquista da artista no pais foi o disco de diamante pela venda digital do single Underneath que vem juntamente com o celular da Motorola, somando mais de 700 mil cópias vendidas no Brasil.

Curiosidades
A maioria das pessoas não sabe, mas Alanis já sofreu Anorexia, Bulimia nervosa e abuso sexual.
Alanis já se apresentou no Brasil, no programa Domingão do Faustão, na novela Malhação e no Programa Livre.
Os álbuns Alanis e Now is the Time só foram lançados no Canadá. A partir do cd Jagged Little Pill, as vendas foram internacionais.
Desde 1997 Alanis bebe chá de camomila durante suas performances.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alanis_Morissette

Nenhum comentário:

Postar um comentário